As empresas que atuam no setor da construção civil têm investido cada vez mais em inovação ao conceber um empreendimento comercial. São plantas arrojadas, inteligentes, práticas e que atendem às exigências do mercado. Estes projetos arquitetônicos diferenciados, valorizam a estética e a funcionalidade dos empreendimentos. Esses foram um dos fatores que motivaram a instalação do Mercado da Boca no empreendimento Jardim Casa Mall, do Grupo EPO, localizado no Jardim Canadá em Nova Lima.
O Da Boca, inaugurado no dia 8 de março, é um dos primeiros food halls do Brasil, um modelo inovador na gastronomia, que acompanha uma forte tendência mundial. O espaço gastronômico tem como missão oferecer uma experiência única para os frequentadores, valorizar o prazer de comer bem e democratizar o o a alta gastronomia em um ambiente casual e descontraído.
O projeto do Jardim Casa Mall, concebido e desenvolvido pela BLOC Arquitetura e ARLo Arquitetos, apresenta um design bem marcante utilizando grandes paredes de vidro aliadas a um escultórico sistema de brises com função de diminuir a incidência solar. “Quando os usuários am em frente ao empreendimento, têm a sensação de movimento da fachada. O paisagismo do Jardim Casa Mall também valoriza o empreendimento e seu entorno, tornando a experiência de uso do espaço mais agradável”, comenta o arquiteto Alexandre Nagazawa, consultor de Novos Produtos do Grupo EPO e diretor da BLOC Arquitetura.

O Jardim Casa Mall foi desenvolvido para que ocorra o mínimo impacto ambiental. A permeabilidade do terreno natural é acima do exigido pela lei e a altimetria do complexo é reduzida. Além disso, uma rede de Estação de Tratamento de Esgoto própria foi instalada, assim como um sistema de captação de água pluvial para reutilização do próprio edifício. Como o brise minimiza a incidência solar, há economia de energia com um uso reduzido do ar condicionado.
Mercado da Boca
Para explorar ao máximo os diferenciais arquitetônicos do Jardim Casa Mall e agregar valor ao projeto do Mercado da Boca, que vem sendo desenvolvido desde 2015, o arquiteto Gustavo Penna foi o responsável pela criação de um ambiente charmoso e descomplicado, com mesas comunitárias e infraestrutura completa.
“Foi no jeito mineiro de comer, de conviver e viver que buscamos inspiração para os detalhes do projeto. Tem torre de a no salão, luminária de pinico nos banheiros, estandes com chaminés, luzinhas de interior. Elementos que nascem como uma brincadeira e representam a dimensão lúdica da arquitetura. É um grande espaço do encontro e da surpresa, para divertir o olhar e a boca” explica o arquiteto Gustavo Penna.
Outro parceiro de destaque no planejamento do empreendimento foi o premiado Gustavo Greco, responsável pelo nome e pela identidade visual do projeto.
O grupo buscou referências para compor o Da Boca por meio de uma curadoria criteriosa. Com grandes chefs e espaços temáticos, como adega, bar temático de gin, cervejas artesanais e a tradicional cachaça mineira, o mercado comporta cerca de 30 operações, incluindo um empório, lojinha de souvenires, espaço kids, um salão para cursos e outro destinado a eventos particulares. O empreendimento conta ainda com aproximadamente 500 vagas de estacionamento – cada detalhe pensado para garantir o conforto e segurança dos clientes.