A Ford sempre teve uma ligação forte com o mundo dos games, trabalhando em parceria com desenvolvedores para que os carros sejam vistos com máximo realismo nas telas – segundo a Internet Game Cars Database, é a marca automotiva com maior presença nos videogames. Agora, a Ford faz o caminho inverso e está aplicando os recursos aprendidos nos games para revolucionar o processo de design e teste de seus veículos – veja aqui.

Esse aprendizado foi aprimorado também com o desenvolvimento do Team Fordzilla P1, o primeiro carro da história criado em parceria com gamers, que saiu das telas e se tornou um modelo em escala real.

Na Europa, a Ford começou a utilizar técnicas dos games para realizar clínicas virtuais com clientes. Numa delas, os engenheiros criaram um curto videogame online para saber se os consumidores preferiam acionar o estacionamento automático apertando o botão apenas uma vez ou o mantendo pressionado até o final.

No total, 88% preferiram apertar o botão só uma vez, trazendo informações valiosas para aprimorar o sistema. O jogo mostrava também uma vaca atravessando na frente do veículo para testar a rapidez de resposta dos participantes e ajudar a definir a melhor velocidade da manobra.

Com a inclusão de mais participantes, de diferentes grupos populacionais e mercados e um leque maior de simulações, os testes virtuais permitem conhecer melhor as preferências dos clientes para incorporá-las no desenvolvimento do veículo.

“A pandemia tornou as clínicas com clientes inviáveis ou limitadas a poucos participantes. Isso foi uma oportunidade para acelerarmos os testes virtuais, criando cenários com participantes de qualquer lugar do mundo, por computador. A tecnologia dos games viabilizou isso e tornou as clínicas mais divertidas”, diz Mario Meichelboeck, engenheiro digital de Estratégia e Ferramentas de Experiência do Usuário da Ford Europa.

Gamificação

A Ford também está usando tecnologias dos games para projetar os veículos do futuro nos estúdios de design. Etapas que eram feitas com protótipos agora ocorrem no mundo virtual, facilitando o teste de interação dos usuários com novos equipamentos.

A tecnologia ajuda também quando designers localizados em lugares diferentes precisam trabalhar colaborativamente e nem todos têm o aos veículos ou peças em estudo. Telões de LED instalados nos estúdios, com quase dois metros de altura por cinco metros de largura, permitem ver os veículos em escala 1:1 para analisar linhas, formas, sombras e reflexos.

Nessas sessões colaborativas combinando videoconferência e realidade virtual – semelhante às usadas por equipes de eSports – a equipe é mostrada num canto da tela e todos podem dar sugestões e fazer alterações no veículo em tempo real.

“O modo como estamos transformando a forma de projetar nossos produtos e serviços é realmente empolgante. Os games desempenham um papel fundamental para levar nossa criatividade e pensamento a novos lugares e criar experiências significativas para os clientes no futuro”, completa Amko Leenarts, diretor de Design da Ford Europa.