A valorização dos colaboradores é uma das premissas da ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do país, e, nesta semana, a gestão de pessoas da companhia foi destaque em uma premiação nacional. A empresa foi agraciada com o prêmio “Valor Carreira”, entregue em cerimônia realizada, no dia 12 de novembro, em São Paulo.
A premiação, realizada pelo Valor Econômico, reconhece as melhores práticas para a gestão de pessoas no país. A ALE foi destaque em função das diversas ações inovadoras para a integração entre os colaboradores e por proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos talentos. “Temos uma cultura de valorização de nossa equipe a partir do reconhecimento do talento de casa. Grande parte das oportunidades de promoção é ocupada por profissionais da ALE. São vários os exemplos de pessoas que iniciaram suas carreiras conosco e hoje são gestores em diversas áreas. O resultado conquistado é o engajamento e comprometimento de todos com os nossos objetivos”, declara o presidente da ALE, Fulvius Tomelin.
Segundo ele, uma das práticas de gestão adotadas é o Programa Anual de Avaliação de Performance. Por meio dele, são avaliados todos os colaboradores da empresa com o intuito de desenvolver as habilidades e competências importantes para o negócio. Com o programa, 30% dos colaboradores são premiados anualmente.
A companhia também mantém a Academia Corporativa, com o objetivo de capacitar e desenvolver os colaboradores. “Acreditamos que todos os resultados conquistados pela ALE ao longo dos mais de 20 anos de história são consequência do engajamento e desenvolvimento das pessoas. Com colaboradores comprometidos com os nossos objetivos e que se sintam reconhecidas, teremos os melhores resultados no mercado”, acrescenta Tomelin.
De acordo com o gerente executivo de Recursos Humanos da ALE, Vladimir Barros, somente em 2018, a companhia investiu cerca de R$ 1,3 milhão em capacitação, valor 47% maior no comparativo com o ano ado. Em 2019, a expectativa é de investir 62% a mais que em 2018. “Ao investir nas pessoas, desenvolvemos nossa própria empresa”, declara.
Sobre a comunicação com as equipes, Barros afirma que os processos estão em constante transformação. Atualmente, os cerca de 1,3 mil colaboradores são impactados por meio de newsletter, intranet, TV corporativa, bterativo e o mais recente projeto: o ALEZap. Pelo aplicativo Whatsapp, os colaboradores cadastrados recebem as notícias internas divulgadas. “Nosso público interno é jovem: 73% dos funcionários têm menos de 40 anos e, por isso, é necessário acompanhar as novas formas de comunicação”, explica.
Sobre a ALE
Fundada em 1996, a ALE é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos em 21 Estados brasileiros.