Projeto de Cidade Inteligente desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) para cidade de Goiânia foi o único projeto brasileiro finalista na premiação. Essa é a 4ª vez que o IPGC é reconhecido pela ONU

A expertise brasileira em soluções urbanas inteligentes ganha mais uma vez destaque mundial.  O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), fundado em Minas Gerais e com atuação em todo o país, acaba de ser reconhecido pelo 4º ano seguido pela ONU durante a 9º Edição do Fórum Internacional de PPPs, promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNEC). O projeto de Parceria Público-Privada (PPP)-Cidade Inteligente da Prefeitura de Goiânia, desenvolvido pelo IPGC, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Internacional de Parcerias Público-Privadas e Infraestrutura 2025 no evento realizado entre os dias 14 e 16 de maio, em Belgrado, na Sérvia.   

O Fórum reuniu líderes mundiais de vários países para apresentar seus cases de sucesso no desenvolvimento de parcerias público-privadas. A premiação reconhece iniciativas de PPP que se destacam por sua inclusão, sustentabilidade e capacidade de serem replicadas em outras regiões. A votação foi aberta ao público durante o evento.

O projeto de Goiânia foi o único projeto brasileiro finalista entre os 113 inscritos no mundo todo, tendo cinco finalistas na premiação. Pioneira no Brasil, a PPP de Cidade Inteligente da capital de Goiás já está em operação. Com escopo completo e inovador, o projeto inclui iluminação pública inteligente, usinas solares, internet em prédios públicos e videomonitoramento com centro de controle integrado. Os outros finalistas foram as PPPs de Senegal (1º lugar) e Sérvia (2º lugar), Estados Unidos (4º lugar) e Uzbequistão (5º lugar).

O IPGC foi representado no Fórum Internacional por seu fundador e diretor presidente, Leonardo Santos. “Estamos muito satisfeitos com mais essa conquista que se torna referência para o Brasil e para o mundo. Esse é o 4º ano consecutivo em que projetos desenvolvidos pelo IPGC ganham reconhecimento internacional na UNECE, reforçando a excelência técnica brasileira em parcerias público-privadas e transformação urbana em destaque internacional”, comenta Leonardo.

Além de Santos, também estiveram presentes ao evento, a diretora de Cidade Inteligente da Prefeitura de Goiânia, Jordana Vilela e o secretário nacional do Fundos e Investimentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Tavares.  

PPP de Goiânia

O finalista “Goiânia Smart City”, foi a primeira PPP implantada em uma capital brasileira. O investimento chegou a R$ 1,4 bilhão, com uma economia de R$ 540 milhões, o que possibilitou a troca de mais de 178 mil luminárias por LED. Foram implantadas três usinas fotovoltaicas para atender 727 unidades da prefeitura com a redução de 483 toneladas de CO₂. Além disso, o projeto proporcionou a instalação de 889 km de internet de fibra óptica para 590 prédios públicos, Wi-Fi gratuito em 76 pontos turísticos, 497 pontos de videomonitoramento, 61 totens de emergência e a modernização de 333 escolas com tecnologias de segurança.